#SilenceDay - 15/01 - Um protesto contra a censura das Big Techs
Não poste, não clique, não comente, não dê likes.
Há muito, as empresas de tecnologia resolveram adotar políticas de censura nas redes sociais, impedindo a livre expressão. Este movimento vem atingindo uma escala global, ostensiva, jamais imaginada.
Eles não querem banir completamente o dissenso, pois seria fácil simplesmente bloquear de forma permanente os não alinhados. Na esmagadora maioria dos casos, a punição envolve apagar mensagens e ficar um tempo sem acessar a rede em questão. Ou seja, há interesse de controlar o comportamento humano, colocando limites cada vez mais estritos ao debate público.
Por trás disso, há a questão econômica. As Big Techs transformam a sua atenção em receita, através da venda de anúncios. Os clientes das empresas que controlam o fluxo de informações na internet não são os usuários das redes, mas sim os anunciantes. Você é o produto oferecido a tais anunciantes. Não interessa às Big Techs perder seus produtos, ou seja, nós.
Em troca de pequenas doses de dopamina (prazer), gerada por seguidores, likes e comentários, as empresas viciam os produtos (as pessoas) nas suas redes, utilizando a dependência para impor uma agenda política de submissão. Elas não querem que você deixe de usar as redes, mas sim passe a adotar um discurso politicamente correto.

A única ameaça a tais empresas é a revolta dos usuários e abandono das redes. E esse será apenas o primeiro protesto. Na sexta-feira, dia 15 de janeira, não poste, não clique, não comente, não dê likes, especialmente nas grandes redes, como Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp e Youtube. Não gere receita para as Big Techs. Apenas poste #SilenceDay.
Saia da Internet. Leia um livro. "1984", de George Orwell, ou "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, são boas pedidas para entender o que estamos vivendo. Converse com um amigo. Medite. Fique em silêncio. Faça algo FORA DAS REDES SOCIAIS.
Se não resistir e tiver que usaras redes, busque as alternativas, como Telegram, Parler, Gab, Signal e tantas outras.
#SilenceDay, durante todo o dia 15/01.
Deixe os inimigos da liberdade falando sozinhos, ou mesmo comemorando o nosso silêncio. Somos muitos. Se nos unirmos, somos insuperáveis.