EXADATA CAUSOU O PROBLEMA DO TSE?

Muito se fala de qual foi a causa do atraso do TSE, o artigo abaixo explica muita coisa, trabalhei com o EXADATA por mais de 5 anos, e digo que finalmente as coisas começam a fazer sentido - EXTREMAMENTE PREOCUPANTE.


BBC: TSE contratou sem licitação supercomputador que atrasou apuração


A complexidade do sistema EXADATA é bem alta, uma falha como indicada explica sim tudo que aconteceu, bem diferente do que foi reportado no domingo pelo ministro Barroso, afinal de contas uma falha em um núcleo do processador seria virtualmente substituído pelo gerenciador da Infraestrutura e a aplicação não seria afetada.


No EXADATA a falha por sobrecarga, pode ocorrer, devido a falha de leitura e gravação de dados, já ví isto acontecer inúmeras vezes na plataforma da Oracle.


Isto confirma minha visão de que a falta de governança da TI no TSE é preocupante, pois falharam gravemente em uma bateria de testes de carga, ou fizeram simulações bem aquém do esperado de um sistema deste porte.


As perguntas que não querem calar:


1) Se o TSE não tem capacidade de governança de TI (aparentemente comprovada), como podemos confiar na governança de gerenciamento de Código e Hardware nas urnas eletrônicas?


2) Ou será que confiam cegamente em um fornecedor de Software da mesma forma que confiaram em um fornecedor de Hardware?


FRANKLIN MELO

CEO/CTO da GuberTech

VP de TI do Movimento Avança Brasil


365 visualizações0 comentário